Dia Nacional do Disco de Vinil
Comemora-se no dia 20 de abril, o Dia do Disco de Vinil, uma importante ocasião para se refletir sobre a importância da música para a cultura e entretenimento das pessoas. A primeira celebração dessa natureza ocorreu em 1978, no Rio de Janeiro, tendo sido criado em homenagem ao músico Ataulfo Alves, que morreu nessa data em 1968.
Apesar de ser considerado retrô para alguns e ter caído em desuso com o surgimento de novas tecnologias, ele representa um importante avanço na história das mídias, além do que, para muitos eles não são superados em qualidade. O primeiro disco de vinil surgiu em 1948, tendo como objetivo substituir o de goma-laca de 78 rotações e fez grande sucesso na primeira metade do século XX. Ao contrário do seu antecedente, era leve, resistente a quedas, de fácil manuseio e com tecnologia mais avançada para a reprodução musical.
A celebração serve também para saudosistas, colecionadores e amantes do vinil reverenciarem sua paixão pelos discos. Além do conhecido “bolachão” também existem outros formatos e cores de vinil, os “singles” ou “compactos de 7” e os “EPs de 10”, que são apenas uma versão menor que o formato tradicional e com menor capacidade. Hoje em dia é possível encontrar à venda discos antigos famosos, para a alegria dos apreciadores. Compradas e trocadas, as peças fazem sucesso entre as pessoas que gostam de objetos de outras épocas e são apaixonadas por música.